Canelite - Síndrome do Stress Tibial

O que é a canelite?
Canelite é o termo informal usado para descrever um tipo específico de dores na região da frente ou na região interna da perna. O termo mais formal é o de Síndrome do Stress Tibial.

O que é, então, a Síndrome do Stress Tibial?
É a dor, decorrente de sobrecarga excessiva, que vem da tensão que o músculo exerce sobre o osso da tíbia.

E o termo periostite? Também não é usado?
Sim, muita gente afirma que as canelites, ou Síndromes do Stress Tibial, são periostites, pois o músculo exerce tração sobre o periósteo (tecido que reveste o lado de fora do osso, ao qual os músculos estão fixados). Porém, o sufixo -ite refere-se à inflamação e inflamação não ocorre, obrigatoriamente, nos casos de canelite.

E onde é a dor?
A dor pode ocorrer tanto na região da frente da perna, como na região interna, juntamente ao osso da perna. Temos, dessa forma dois tipos de canelite.

Quais são esses tipos?
A canelite anterior e a canelite medial. Ou, se preferir os termos formais, Síndrome dos Stress Tibial Anterior, e Medial.

Você disse que a canelite é relacionada a certos músculos. Quais músculos são esses?
Na frente da perna a dor é relacionada ao músculo tibial anterior. Na região interna da perna ela é relacionada ao músculo sóleo, ao músculo flexor longo  dos dedos e ao músculo tibial posterior.

Canelite neural?
Há a possibilidade da canelite neural. Acredita-se que o déficit de deslizamento de nervo que, eventualmente, pode ocorrer, seja o responsável por dores nas mesmas regiões e regiões próximas da canelite de sobrecarga. O Fisioterapeuta realiza testes específicos para se identificar isso, e o tratamento é diferente, voltado, justamente, ao deslizamento dos tecidos nervosos.

Como tratar a canelite?
. repouso controlado
. correção do gesto esportivo
. correção do alinhamento estático e dinâmico dos pés
. fortalecimento muscular
. massagem compressiva ou terapia de trigger points
. técnicas neurodinâmicas (casos de canelite neural, especialmente)
. no esporte, correção dos erros de treinamento




O que é o repouso controlado?
É a diminuição ou restrição de atividades que estão gerando aumento da dor. Se a dor é intensa a melhor idéia, possivelmente, é o repouso controlado. Ou seja, não realizar as atividades que gerem aumento da dor. Em geral, isso significa não realizar as atividades esportivas de forma mais intensa podendo, porém, realizar suas atividades de vida diária. Não significa ficar "de cama", apenas evitar os esforços que fazem as dores aumentarem.

Como é feita a correção do gesto esportivo?
Depende do esporte. Vamos citar o exemplo com um atleta de corrida. Avaliamos o gesto dele através da filmagem na esteira. Analisamos quais alterações, eventualmente encontradas, podem ter relação com as dores e, então, vamos realizar o trabalho de correção, que envolve muitos aspectos, desde o aprendizado específico de uma nova forma de correr, até a realização de exercícios de força, atividades de correção postural, alongamento e outras. O objetivo é colocá-lo correndo de uma forma diferente, que diminua a sobrecarga nas estruturas que, conforme se observou na avaliação inicial, pareciam promover as dores.

E a correção do alinhamento dos pés?
Isso já está incluído na correção do gesto esportivo. Porém, mesmo pessoas que não praticam esportes podem se beneficiar de correção da postura ou do alinhamento, não só dos pés e tornozelo mas, eventualmente, de outras regiões também, como joelhos, quadril e outras.

Fale a respeito do fortalecimento muscular.
Uma vez que a fase mais "dolorida" esteja controlada, o fortalecimento de certos músculos pode ser benéfico para o tratamento em si e uma diminuição mais intensa dos sintomas. O trabalho de fortalecimento muscular, feito com a carga correta no momento certo, torna o corpo e suas estruturas mais fortes, mais capazes de suportar as sobrecargas aos quais são impostos.

E as massagens?
Elas auxiliam na diminuição da tensão excessiva de certos músculos, sendo esta tensão, muitas vezes, a principal responsável pelas dores. A redução dos sintomas, quando aplicadas por alguém que saiba tratar das canelites, ocorre de maneira imediata.

Fale mais a respeito das técnicas neurodinâmicas.
Elas são usadas nos casos de canelite neural, que são raros. São técnicas usadas para facilitar o melhor deslizamento dos tecidos neurais (nervos), já que se esse deslizamento estiver alterado pode promover sintomas.

E a correção dos erros de treinamento, como melhora a canelite?

A correção dos erros de treino visa não somente o tratamento, mas a própria prevenção da canelite. Erros de treino podem ser a causa da canelite, já que uma sobrecarga excessiva pode ter originado as alterações e dores da canelite. O retorno ao treino deve ser feito com a correção desses erros, de forma a se aumentar progressivamente a carga dos treinamentos e permitir ao corpo se adaptar com facilidade. Sempre recomendamos que os atletas tenham profissionais de educação física e/ou esporte ao seu lado nos treinamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário